Diante de toda efervescência que o NEM (Novo Ensino Médio) vem causando no Brasil, para além dos prós e/ou contras, é importante destacar “os papeis” que a Psicologia (Escolar e Educacional & Licenciatura) pode ocupar no âmbito educacional, no que tange a disciplina “Projeto de Vida”. Ainda que se aproxime do conceito de Orientação Profissional, a proposta desta disciplina transcende esta. Visto que, poder traçar um plano de vida já na adolescência, pensando em diversos aspectos e possibilidades que a vida pode oferecer, nas dimensões pessoal, cidadã e profissional (BNCC, 2018), permite o jovem abrir caminhos que, até então, não estivessem nítidos. Aqui sua bússola começa a ser ajustada!
Então, o que significa falar de sentido da vida neste contexto? Grandes nomes da Psicologia Humanista (Abraham Maslow; Victor Frankl; Carl Rogers) nos trazem a possibilidade de um novo olhar sobre a forma como podemos conduzir a nossa vida.
Na prática: Martin Seligman, o criador da Psicologia Positiva, desenvolveu um belíssimo trabalho sobre a Teoria do Bem-estar (PRP – Programa Resiliência Pen). Este autor nos diz que psicologia busca “[…] aliviar o sofrimento e eliminar as condições debilitantes da vida […]” e isto é fidedigno. No entanto, ele propõe um caminho além: “[…] explorar aquilo que faz a vida valer a pena e produzir as condições para isso […]” (Florescer, 2012). Ou seja, é preciso conhecer suas Forças e Virtudes Pessoais. Sabendo mais sobre aquilo que te faz bem, você se fortalece e encontra meios de Florescer!
Palavras-chave: Projeto de vida. Sentido da vida. Bem-estar. Escolarização.
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