Skip to content Skip to footer

O meu primeiro plano de carreira: já parou para pensar na sua estratégia de vida?

Em jan. de 2009 eu estava cursando uma pós-graduação na área de Gestão de Negócios, ou seja, na minha “primeira vida profissional”. Eu não estava muito feliz com esse curso, apesar de ser uma ótima escola. Mas não era o que minha Alma pedia, entende? Era preciso estar no ritmo dos estudos e este foi o que mais parecia fazer sentido naquela época. Afinal, eu me formei em Administração em 2004, então queria estar mais atualizada. Por isso, fui.

Porém, “no meio do caminho, [graças a Deus], tinha uma pedra” e foi a surpresa do curso. De todas as disciplinas uma me salvou: Gestão de Carreiras. O mais engraçado é que era a disciplina que os outros alunos pareciam dar menos importância. Mas num curso de estratégia e finanças, geralmente, o foco é o lucro material mesmo e está tudo bem! Eu é que estava em outro momento. No entanto, esta disciplina mudou o rumo da minha vida e muda até hoje! Eu já indiquei o que aprendi para várias pessoas, e isso ajuda a identificar um norte, em diversos aspectos: físico, mental, educacional, social, familiar, espiritual e, enfim, profissional.

Esse ano de 2009 foi um divisor de águas para mim, porque aconteceram coisas que impactaram a minha vida de imediato a curto, médio e longo prazo. Veja que o fato de eu aprender a pensar estrategicamente sobre a minha vida, possibilitou-me a estar hoje na “segunda vida profissional” a psicologia. Só que nem tudo é tão óbvio e simples. Você precisa se esforçar, se dedicar, abrir mão de várias coisas para poder encontrar o seu tesouro, que para mim é aquilo que dá sentido à vida! E em 2009 eu não pensava em ser psicóloga! Só fui descobrir isso 5 anos depois por conta do caminho que comecei a trilhar.

Quero compartilhar três coisas que escrevi e desejei neste plano de ação e carreira que me aconteceram.

A 1ª foi: eu havia planejado (escrevi isso sim) ser promovida onde estava e queria mudar de cargo/área. Resultado: 6 meses depois de desejar isso e me dedicar, eu fui convidada a mudar de área;

A 2ª foi: pasmem, 01 ano depois eu consegui ser promovida ao cargo que eu almejava ocupar como Analista de RH. Foi muito legal! Eu me dediquei tanto ao cargo de Analista de RH que descobri que queria fazer Psicologia. Ali, eu identifiquei esse desejo. E então, foi aí que iniciou a minha mudança de carreira definitiva, em 2013. Digamos assim: foi aí que o problema começou (risos).

A 3ª foi: 10 anos depois, eu consegui fazer o mestrado que eu planejei em 2009…, ou melhor, foi em outra área, agora de Psicologia, mas eu realizei o sonho de escrever uma dissertação. Além disso, estava próxima a minha formatura de Psicologia. E o tema do meu mestrado foi decidido exatamente por conta de uma experiência ocorrida em 2009. Mas isso é outra história que conto na introdução de minha dissertação.

Por isso, quis escrever um pedaço da minha história de vida profissional, para que as pessoas procurem se debruçar sobre si mesmas e tirem um tempo para se dedicarem a ouvir a Sua Alma. Isso é possível! Dá trabalho? Sim e muito. Mas é um processo que te leva, consequentemente, ao autoconhecimento. Comece a se indagar: o que eu mais desejo? O que quero conquistar? Qual sentido quero dar para minha vida como um todo? Não espere a tristeza, desânimo ou estresse baterem a sua porta.

Me siga no Instagram que estou fazendo posts semanais sobre como elaborar o seu plano de carreira, no “Minuto da Profissão”: #Dica1; #Dica2, etc.

Leave a comment

  © 2025. Todos os direitos reservados
×